Os fotorruptores dois feixes insensível à luz solar (PNP) são usados em elevadores de duas velocidades, um feixe serve para dar o impulso de mudança de velocidade e o outro feixe como condicionador para saber se a tela é curta ou longa.
O fotorruptores é um sistema de sinalização eletrônica projetado para emitir sinais do cockpit para a placa de controle e manobra do elevador.
Estes fotorruptores são projetados para elevadores de duas velocidades, um único interruptor de luz dá a velocidade e os sinais de parada. Um feixe serve para dar o impulso de mudança de velocidade e o outro feixe como condicionador para saber se a tela é curta ou longa.
Para o funcionamento correto do feixe fotovoltaico de dois feixes, duas telas curta e uma longa devem ser instaladas para cada planta na seguinte ordem:
curto - longo - curto.
Quando a passagem de uma tela curta é detectada pelo primeiro feixe, o contato de mudança de velocidade normalmente aberto é fechado dando um pulso; mas se esta tela for longa e os dois feixes a detectarem ao mesmo tempo, é o contato de parada, normalmente fechado, que modifica sua posição abrindo e não o contato de mudança de velocidade. As diferentes tensões de alimentação são 12, 18 a 24 e 48 a 65 volts em tensão direta, e 220 volts em corrente alternada. Todos os modelos possuem LEDs visíveis externamente para facilitar o controle do funcionamento correto dos relés internos durante as inspeções.